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A Independência do Brasil pela ótica do cinema

A Independência do Brasil pela ótica do cinema

Publicado em: 07/09/2025

{"time":1758027083438,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"No dia 7 de setembro, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano recebeu a historiadora e pesquisadora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel para o terceiro encontro da série <i>Cinema Brasileiro: um olhar historiográfico</i>. Em sua palestra, Ana Carolina discutiu a representação do Brasil Imperial no cinema."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"A pesquisadora abordou a filmografia nacional dedicada ao tema da Independência, com destaque para o longa <i>Independência ou Morte</i> (1972), dirigido por Carlos Coimbra. O objetivo foi mapear propostas narrativas e estéticas variadas, ressaltando como essas obras ajudaram a construir diferentes memórias do 7 de setembro."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Segundo Ana Carolina, a ausência de uma indústria cinematográfica consolidada e as dificuldades recorrentes de financiamento marcam a história do cinema no Brasil, especialmente no caso dos chamados filmes históricos. Para ela, toda representação é, ao mesmo tempo, interpretação — seja no texto ou no audiovisual — e, portanto, é fundamental analisar criticamente a filmografia que, sob a aparência de fidelidade, busca instituir uma memória nacional."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"A palestra examinou as escolhas narrativas dessas obras e convidou o público a refletir sobre a maneira como o cinema contribui para a representação simbólica da Independência do Brasil."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Esse ciclo de encontros reafirma o compromisso da Fundação em promover debates culturais que valorizam o cinema brasileiro como expressão de cultura, memória e identidade."}},{"type":"Header","data":{"text":"Sobre a palestrante","level":2}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Ana Carolina de Moura Delfim Maciel é historiadora, documentarista e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP. É também <i>International Fellow no Institut Convergences Migrations</i> (Paris) e presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – UNICAMP/ACNUR/ONU. Lidera o grupo de pesquisa CNPq <i>Trajetórias sem fronteiras: cinemas do refúgio contemporâneo (CINERE)</i>. Foi coordenadora dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da UNICAMP (2017–2024), professora catedrática sênior do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cátedra UNESCO/UNITWIN, 2021), membro do Comitê Executivo da Associação de Brasilianistas na Europa (2021–2023) e presidente da Associação Brasileira de História Oral (2016–2018)."}},{"type":"Header","data":{"text":"Sobre a Curadoria","level":2}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Bruno Carmelo é crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle — Paris III, tem passagem por veículos como AdoroCinema, Papo de Cinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua — Revista Universitária do Audiovisual. É professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema."}},{"type":"Header","data":{"text":"Próximo evento","level":2}},{"type":"paragraph","data":{"text":"No dia 5 de outubro a Fundação recebe Gabriel Carneiro que discutirá como o cinema das nossas principais vanguardas (Cinema Novo, Cinema Marginal) e dos movimentos “dissidentes” (a produção da Boca do Lixo) moldaram a cinematografia nacional do século XXI. "}}],"version":"2.18.0"}

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