Literatura
|
Vamos falar de... Guimarães Rosa & Virginia Woolf
Vamos falar de... Guimarães Rosa & Virginia Woolf
Sábado | 05 de Abril | 10H30
Convidados
Ana Carolina Mesquita
Ana Carolina Mesquita é escritora, tradutora e doutora em Teoria Literária pela USP. Sua tese envolveu a tradução e análise dos diários de Virginia Woolf, atuando como pesquisadora visitante na Columbia University, em Nova York, onde trabalhou com os manuscritos de Woolf. Da autora, traduziu os Diários, ensaios como Um esboço do passado e A morte da mariposa, e contos como “Mrs. Dalloway em Bond Street” e “O vestido novo" (todos publicados pela Nós). Dentre outras autoras que traduziu, estão Maya Angelou, Joan Didion e Jane Austen. É pesquisadora de pós-doutorado na Unicamp com bolsa da FAPESP na área de tradução e estudos culturais, e autora de _Prato Feito: As Políticas do Governo e a Literatura Infantil Brasileira_ (Com-Arte/Edusp, 2010).
Willi Bolle
Willi Bolle é professor titular sênior de literatura na USP. Nasceu na Alemanha em 1944 e veio para o Brasil em 1966 para estudá-lo à luz do romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Sua trilogia Fisiognomia da Metrópole Moderna: (3ª ed. 2022), grandesertão.br: o romance de formação do Brasil (2ª ed. 2023) e Boca do Amazonas: sociedade e cultura em Dalcídio Jurandir (2020) retrata a topografia cultural deste país.
{"time":1759257471186,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"Abrindo a temporada 2025, no dia 5 de\nabril, escolhemos uma chave modernista – com dois autores de sua máxima\nexpressão: Guimarães Rosa e Virginia Woolf. Para falar deles e de suas obras\ncom o público da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, dois especialistas:\nWilli Bolle e Ana Carolina Mesquita."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Rosa, autor de <i>Grande sertão:\nveredas</i>, nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 1908, e morreu no Rio de\nJaneiro, em 1967. Woolf, autora de <i>Mrs. Dalloway</i>, nasceu em Londres, na\nInglaterra, em 1882, e suicidou-se no River Ouse em 1941."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"E não poderia ser melhor do que\ntermos a presença de Bolle e Mesquita explorando os universos narrativos desses\nautores – destacando suas inovações na linguagem, estrutura e abordagem do\ntempo."}}],"version":"2.18.0"}