Tapeçarias

{"time":1760010777300,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"Quase no fim da vida e coberto de dívidas, Maurício de\nNassau (1604-1679) decidiu oferecer a Luís XIV de França o que restava de suas\n“raridades brasileiras”: uma série de pinturas e desenhos, artefatos e até\npeças zoológicas que, havia mais de trinta anos, levara do longínquo Brasil à\nHolanda. Os desenhos e as pinturas eram de Frans Post, Albert Eckhout e alguns\noutros artistas holandeses, flamengos e alemães que o príncipe tivera sob suas\nordens em Recife, entre 1637 e 1644. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Recebidas sem muito entusiasmo pelo soberano francês, as\npreciosidades nassovianas foram guardadas no Louvre de 1679 a 1687, até que o\nfiscal real, junto à Manufatura dos Gobelins, propôs utilizar quadros e\ndesenhos, sobretudo de Eckhout, como temas para grandes tapeçarias. Quatro\npintores incumbiram-se de “raccomoder les tableaux”, ou seja, de adaptá-los ao\nespírito dos Gobelins: René-Antoine Houasse, François Bonnemer, Jean-Baptiste\nMonnoyer e Jean-Baptiste Belin de Fontenay. De 1687 até 1730, foram feitos\noito jogos de oito tapeçarias cada, os cinco primeiros em grandes dimensões –\n“Grandes Indes” – e os três últimos em dimensões menores – “Petites Indes” –,\nem lã̃ ou em seda e tecidos, alternativamente, em alto e baixo liço. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Quando os cartões originais se estragaram pelo uso\nconstante, o pintor François Desportes foi chamado para executar novos, no\nmesmo espírito dos primeiros, o que fez de 1735 a 1740. Até 1802, essas <i>Nouvelles Indes</i>, para diferenciá-las das antigas,\nchamadas <i>Anciennes Indes</i>, foram\nexecutadas numerosas vezes, em dimensões de 3,6 a 4,6 metros – as <i>Anciennes </i>mediam entre 4,1 e 4,6 metros. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Hoje, restam apenas dois jogos completos: um jogo das <i>Anciennes Indes </i>(1701-1718), em 4,7 metros,\nresguardado no Palácio da Ordem de Malta em La Valette, e um jogo das <i>Nouvelles Indes </i>(1753-1759), conservado no Palácio\nArquiepiscopal de Praga. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"As duas tapeçarias pertencentes à Fundação Maria Luisa e\nOscar Americano, <i>Le Chasseur Indien </i>e <i>Combat des Animaux</i>, são significativos exemplos da\nsérie das <i>Nouvelles Indes </i>e foram\nvendidas em 1768, por ordem do Marquês de Marigny, ao Duque de Noailles.\nPassaram mais tarde à propriedade de Lord Byron e foram adquiridas por Oscar\nAmericano de Caldas Filho, em 1973, na Inglaterra. "}}],"version":"2.18.0"}