Leques Comemorativos
{"time":1760011110805,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"Segundo os registros mais antigos, o leque teria surgido\naproximadamente em 3000 A.C., na China, tendo depois chegado ao Japão. Os\nfaraós no Egito também o usaram, assim como os assírios e os etruscos. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Inicialmente, tinha apenas o objetivo de auxiliar a dissipar\na sensação provocada pelo calor, mas logo se tornou um elemento de distinção de\nclasse. No Oriente, chegou a ser usado para afastar o povo do soberano quando\neste saía a passeio. Na Grécia, um esposo, para desculpar-se, tinha que abanar\na sua esposa durante o seu sono. Em Roma, o leque era conhecido como <i>flabelum </i>e as senhoras romanas tinham serviçais\nencarregados de abaná-las, os flabelíferos. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Na América, o objeto de abano já era conhecido entre os\nastecas e os incas. Quando os primeiros europeus chegaram, em 1519, Montezuma\nofereceu seis leques a Fernando Cortez. Além de dissipar o calor, o leque era\nusado, assim como as flores, para transmitir códigos. Manejado de modos\ndiversos por homens e mulheres, podia passar mensagens inteiras sem que fosse\ntrocada uma única palavra. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"As peças da coleção da Fundação Maria Luisa e Oscar\nAmericano encaixam-se na categoria de leques comemorativos. A ideia de\nperpetuar acontecimentos notáveis nos leques surgiu na França, no século 18. Os\nleques históricos chegaram ao Brasil com a Corte Portuguesa, em 1808. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Com o decreto da Abertura dos Portos às Nações Amigas,\nassinado em Salvador em 28 de janeiro de 1808, os leques com motivos históricos\npassaram a ser encomendados nas chamadas Casas da Índia, localizadas na rua do\nOuvidor, no Rio de Janeiro. A encomenda seguia para a China, principalmente\npara o Cantão, onde eram produzidos. Junto com o pedido, os chineses recebiam o\ndesenho com os motivos e as imagens que os leques deveriam apresentar. Muitas\nvezes, para um mesmo evento poderia existir três ou mais versões diferentes,\ncada uma com variações próprias, como cor do fundo, inscrições e outros\nelementos inseridos pelo artista. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Por serem feitos de maneira artesanal, sua produção era\nlimitada, raramente chegando às dezenas. Além disso, o material frágil\nutilizado na sua confecção fez com que poucos exemplares chegassem aos dias\natuais, o que faz da coleção de 13 leques da Fundação uma das mais expressivas,\ntanto no Brasil quanto em Portugal. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Paulo Rezzutti "}}],"version":"2.18.0"}
Paulo Rezzutti