7 de Novembro

JOSÉ PASTORE e JÚLIO MEDAGLIA

Música ontem e hoje

JOSÉ PASTORE é sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1960), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (1961) e pela Universidade de Wisconsin (EUA), onde completou seu Ph.D. (1967). Especializado nas áreas da educação, trabalho e recursos humanos, desenvolveu em sua carreira uma intensa atividade de pesquisa que produziu inúmeros ensaios, monografias, livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Por seus escritos e sua contribuição ao ensino e à pesquisa, recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Universidade de Wisconsin, Professor Emérito Guerreiro da Educação, do Centro Integração Empresa Escola e O Estado de São Paulo, a Ordem do Mérito do Trabalho, Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho e Ordem do Rio Branco.

Além de lecionar na USP desde 1964, trabalhou como pesquisador e professor visitante em inúmeras universidades nacionais e estrangeiras, dentre as quais, a UNB, PUC de São Paulo, Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Universidade de Wisconsin, Yale e Universidade da California. Aposentou-se como professor titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo onde, entretanto, leciona nos cursos de MBA nas áreas de recursos humanos e relações do trabalho.

José Pastore é filiado a inúmeras associações profissionais nos campos da sociologia e relações do trabalho, dentre as quais, a Associação Paulista de Sociólogos, American Sociological Association, American Association of Industrial Relations e International Industrial Relations Association.

Como parte do seu vasto acervo de publicações, destacam-se os livros Reforma Sindical: para onde o Brasil quer ir? (2002), Oportunidades de Trabalho para Portadores de Deficiência (2001), A Evolução do Trabalho Humano (2000), Trabalho Família e Costumes (1999), Mobilidade Social no Brasil (1998) e Tecnologia e Emprego (1998). Dentre os ensaios: Labor Standards and International Trade: The Case of Child Labor in Brazil (2002), A Missão do Professor: Educar para a Vida (2001) e Trabalho sem Emprego (2000).

José Pastore é membro da Academia Paulista de Letras desde 2004 e ocupa a cadeira n. 29

JÚLIO MEDAGLIA nasceu em São Paulo, diplomou-se em regência sinfônica na Alemanha e fez curso de alta interpretação com Sir John Barbirolli, de quem foi assistente. Viveu na Alemanha por mais de 10 anos, atuando na rádio e na TV e regendo algumas das mais importantes orquestras, inclusive a Filarmonia de Berlim. Além de sua atividade como maestro, compôs mais de uma centena de trilhas sonoras tendo trabalhado com nossos maiores diretores de teatro, cinema e televisão. É autor do arranjo original da música Tropicália, de Caetano Veloso, que deu origem ao Tropicalismo. Foi membro do Conselho Cultural da USP e é membro da União Brasileira de Escritores. Produziu vários espetáculos cênico-musicais para grande público, alguns para mais de 100.000 pessoas. Foi diretor do Instituto Estadual de Comunicação do Rio, da Rádio Roquette Pinto, supervisor musical da Rede Globo, regente da Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, diretor artístico de Teatro Municipal do Rio de Janeiro, diretor do Festival de Inverno de Campos do Jordão, diretor da Universidade Livre de Música, diretor artístico do Centro Cultural São Paulo, regente titular da Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, diretor artístico do Teatro São Pedro de São Paulo, diretor musical da Orquestra e do programa Prelúdio da TV Cultura. Apresenta o programa Fim de Tarde na Rádio Cultura FM/SP. Membro honorário da Academia Nacional de Música, recebeu a Grã-cruz da Ordem do Mérito Cultural. Ensaísta, com mais de 500 artigos, ensaios, crônicas e traduções publicados, editou também os livros Música Impopular (Global), Música, Maestro! (Globolivros), O Jazz (tradução, Perspectiva), Música em ação (Ludo) e a Biografia da soprano e professora Neyde Thomas. Ocupa a cadeira de número 3 da Academia Paulista de Letras.