recycled-paper-texture.jpeg

D. PEDRO I, D. MARIA II E A MÚSICA.

RUI CASTILHO DE LUNA

Barítono e historiador

RUI CASTILHO DE LUNA, barítono mozartiano e historiador, natural de Lisboa, fez sua formação musical e operística em Veneza na Fundação Morello e, posteriormente, em Londres, no Royal College e na Royal Academy of Music.

Recebeu inúmeros prêmios e distinções em concursos internacionais de Canto (Jovens Músicos de Roma e Mérito Artístico de Brasília). Foi, nos últimos dez anos, músico da AIM de New York. Tem atuado em palcos por todo o mundo, acompanhado por prestigiosas orquestras e pianistas (Sinfônica de Budapeste, China, Romênia etc.).

É formado em História na Universidade Livre e Lusófona, preparando-se para um doutoramento sobre a música erudita em Portugal na virada do século XIX/XX.

Tem sido convidado a participar de seminários, palestras e conferências nas Universidades Católica, Lusófona, Clássica de Lisboa e Universidade de Sevilha, assim como no Instituto Camões, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e Biblioteca Nacional.