LOGOAsset 5_3x.png

A MESA DE D. JOÃO VI

CRISTINA NEIVA CORREIA

Conservadora do Palácio Nacional da Ajuda de Lisboa

Formada em Licenciatura em Ciências Históricas na Universidade Lusíada de Lisboa (1989) e no Royal Collections Studies, The Attingham Trust, Reino Unido (2022), Dra. Cristina Neiva Correia integra a equipe do Palácio Nacional da Ajuda desde 1989 onde é conservadora da coleção de Cerâmica desde 2002. Regularmente faz palestras sobre temas relacionados com a Mesa Real portuguesa nos séculos XVIII e XIX (decoração, culinária histórica, objetos, centros de mesa).

Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre a Mesa Real no quotidiano do palácio da Ajuda entre 1861-1910. É responsável pela exposição permanente de objetos de mesa e bastidores da Mesa de Estado, com a sala de jantar como âncora, e de 5 novos espaços abertos ao público.

Participou de catálogos, publicou artigos ou capítulos sobre cerâmicas e pratas para a mesa, sobre centros de mesa e decorações de mesa e também sobre Sèvres e Artes Decorativas.

É afiliada ao ICOM (The International Council of Museums)/DEMHIST (International Committee for Historic House Museums) e ICDAD (for Museums and Collections of Decorative Arts and Design); APHA – Associação Portuguesa de Historiadores de Arte; The Haviland Collectors’ International Foundation; The French Porcelain Society; Réseau Art Nouveau Network; Groupe des Amis du Musée national de Sèvres.