Sede.jpg

isabelAsset 3.png
ameliaAsset 4.png
barralAsset 5.png

O ciclo de palestras sobre história do Brasil, com curadoria de Paulo Rezzuti, tem como tema em 2023 “As mulheres na fundação Maria Luisa e Oscar Americano” e foi pensado tendo em vista a figura feminina que encabeça o nome da instituição, Maria Luisa Ferraz Americano de Caldas (1917-1972). Foram projetados quatro encontros ao longo do ano, aos sábados, em que quatro reconhecidas historiadoras, tendo como inspiração algumas das peças do expressivo acervo da Fundação e, também, a exposição temporária com desenhos de Tarsila do Amaral, falam sobre algumas das personalidades femininas de nossa história: Tarsila do Amaral, Princesa Isabel, Princesa Leopoldina, Imperatriz D. Amélia e Condessa de Barral. Após as palestras, sugerimos uma visita à coleção da Fundação.

MULHERESAsset 7.png

Mary Del Priore