VAMOS FALAR DE MACHADO DE ASSIS

MACHADOAsset 2.png

VAMOS FALAR DE...

funda013.jpg

Carla Faour é um dos expoentes da dramaturgia brasileira contemporânea. Autora de mais de doze peças teatrais entre as quais se destacam "A Arte de Escutar", "Açaí e Dedos", "Obsessão", "Os Intolerantes", "Procópio", "Céu Estrelado" e "Eu, Capitu". Como dramaturga, foi indicada duas vezes ao Prêmio Shell e ganhou os Prêmios APTA e FITA de Melhor Autor.  Com atuação na TV e no Cinema, Carla é uma das criadoras e roteirista da série “Segunda Chamada” (TV Globo), vencedora do Prêmios APCA e ABRA de Melhor Série 2019. Também escreveu o seriado "Tapas e Beijos", a novela "Além do Horizonte", e a série “Amor Veríssimo” (GNT). Para o cinema, escreveu o roteiro do filme “Chacrinha, O Velho Guerreiro”, indicado a Melhor Roteiro Original no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / 2019.

Asset 3_2x.png
SilvianoAsset 2.png

Silviano Santiago possui vasta produção literária, que inclui poesia, ensaio filosófico, crítica literária, romance e conto. É um dos mais reconhecidos autores de língua portuguesa, contando na bagagem com os prêmios Machado de Assis, Oceanos, Casa de Las Américas, diversos Jabutis e o Camões de 2022, a maior honraria em língua portuguesa. Além desses, possui o título de Officier dans l'Ordre des Arts et des Lettres e o de Chevalier dans l'Ordre des Palmes Académiques. Seus livros serviram de objeto de estudo de teses acadêmicas no Brasil e no exterior e foram publicados em países como Argentina, Chile, França, Itália e Reino Unido.

Silviano nasceu em 1936, em Formiga, pequena cidade de Minas Gerais, e vive no Rio de Janeiro. Doutor em Letras pela Sorbonne e especializado em literatura francesa, começou a carreira lecionando em universidades norte-americanas, transferiu-se para a PUC-Rio e hoje é professor emérito da UFF.

Eleito membro da Academia Mineira de Letras em 2021, possui mais de 30 livros publicados e é profundo conhecedor da tradição literária mineira, sendo autor de ensaios sobre Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa e organizador do volume que reúne a correspondência entre Drummond e Mário de Andrade.

Machado, premiado romance de 2016 em que retrata os anos finais de um amargurado Machado de Assis, recebeu elogios entusiasmados dos leitores e da crítica especializada.

HÉLIO DE SEIXAS GUIMARÃES é professor livre-docente de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, pesquisador do CNPq desde 2008, editor-chefe da revista eletrônica de estudos machadianos – Machado de Assis em linha, e pesquisador associado da Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP desde 2015. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC de São Paulo, mestre e doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP, fez estágios de pós-doutorado na Universidade de Manchester (2007), no Reino Unido e na Fundação Casa de Rui Barbosa (2015-2016). Foi professor visitante na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA) e Tinker Visiting Professor na Universidade de Wisconsin, em Madison (EUA). Tem cerca de 60 publicações, entre livros, artigos, capítulos de livro e textos de divulgação. É líder de Grupo de Pesquisa CNPq e atua principalmente nos seguintes temas: Machado de Assis, recepção crítica e adaptações de textos literários para cinema e televisão.

helioAsset 2_2x.png
Asset 3_3x.png