Screenshot 2022-11-20 at 9.30.27 PM.png

VAMOS FALAR DE CLARICE LISPECTOR
FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

Clarice, a mulher e escritora, da intuição à produção por necessidade financeira

Vilma Areas

A trilogia de Clarice

José Miguel Wisnik

Clarice Lispector e eu: o mundo não é chato

Rita Elmôr

Conversa sobre Clarice

Aurora Bernardini

Curadoria

Fernanda Medeiros e Liana Leão

04 de dezembro de 2022

10H às 17 h

intervalo almoçO, 12H-14h

Logo_fmloa.png

INICIATIVA CULTURAL

COMPRA ON-LINE SYMPLA

MAIORES INFORMAÇÕES:

11 91433 - 4685

sympla-logo.png
grid branco.png

FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

Av . Morumbi, 4077 - Morumbi

Preço: R$200 (R$100 meia)

Valete no local

Almoço opcional:  R$55

(prato principal, suco e sobremesa)

Screen Shot 2020-11-01 at 13.50.27.png
Screenshot 2022-11-20 at 9.38.36 PM.png
Screenshot 2022-11-20 at 9.36.56 PM.png
Screenshot 2022-11-20 at 9.40.12 PM.png

MANHÃ

10H ÀS 12H

CLARICE, A MULHER E A ESCRITORA, DA INTUIÇÃO À PRODUÇÃO POR NECESSIDADE FINANCEIRA

Vilma Areas

TARDE

14H ÀS 17H

A TRILOGIA DE CLARICE

José Miguel Wisnik

CLARICE LISPECTOR E EU: O MUNDO NÃO É CHATO

Rita Elmôr

CONVERSARS SOBRE CLARICE

Aurora Bernardini

CURADORIA_3.png
CURADORIA_2.png

FERNANDA MEDEIROS é professora associada de Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e doutora em Letras, fez estágio pós-doutoral sobre o diálogo de ficcionistas brasileiros contemporâneos com a obra de William Shakespeare. Enquanto vice-presidente do CESh (Centro de Estudos Shakespeareanos), organizou os eventos "Shakespeare Leitor, Leitores Brasileiros de Shakespeare" (Fundação Biblioteca Nacional) e "Noite de Shakespeare no Poeira" (Teatro Poeira), ambos em 2016, comemorando os 450 anos desde a morte de Shakespeare. Foi coeditora convidada (com Leonardo Bérenger) do número dedicado a Shakespeare do periódico Tradução em Revista (2018);  é autora de inúmeros artigos e capítulos de livros sobre temas relacionados ao universo shakespeariano e co-organizadora, com Liana Leão, da coletânea O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe (Nova Fronteira, 2021). Colaborou com a preparação de notas e introduções ao volume das tragédias de Shakespeare (Editora Nova Fronteira, 2022).

LIANA LEÃO é Professora Titular de Literatura na Universidade Federal do Paraná, com Doutorado em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo. Organizou as traduções de Barbara Heliodora em William Shakespeare: Teatro Completo (3 vols, Nova Aguilar, 2016) e dois boxes com 3 volumes Grandes obras de Shakespeare (3 vols. Nova Fronteira, 2017 e 2021). Co-organizou o livro O que vc precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe , com Fernanda Medeiros (Nova Fronteira, 2021); Shakespeare, sua época e sua obra (2008) e Reflexões shakespearianas (Lacerda Editores, 2006). É editora do arquivo digital Global Shakespeares do MIT, fundadora do canal de youtube Shakespeare Brasil (UFPR), e membro do Conselho Consultivo da Enciclopédia Digital de Shakespeare da Universidade de Stanford (2020).

Cadeiras vermelhas
Screenshot 2022-11-20 at 9.50.26 PM.png