top of page
ADELIAAsset 6.png

VAMOS FALAR DE...

VAMOS FALAR DE ADÉLIA PRADO

QUINTO EVENTO DA SÉRIE LITERÁRIA DA
FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

Com a participação, dentre outros, de Ellen Watson

09 de dezembro de 2023

10h30 às 17h

intervalo almoço, 12H-14h

funda016.jpg
Ellen_4x.png

Ellen Watson descobriu a obra de Adélia Prado quando morava em Florianópolis no fim dos anos 70 e desde então traduz seus poemas para o inglês. Um financiamento do National Endowment for the Arts Translation Fellowship, de 1984, viabilizou a primeira de muitas visitas a Divinópolis para, junto à autora, discutir as inúmeras perguntas que se apresentaram enquanto Watson trabalhava nos rascunhos das traduções. O livro resultante, The Alphabet in the Park: Selected Poems of Adélia Prado, extraído de seus três primeiros volumes, foi publicado pela Wesleyan University Press em 1990 e recebido com entusiasmo por muitos poetas norte-americanos ilustres. Ex-Voto se seguiu em 2013 e The Mystical Rose em 2018. Watson também traduziu prosa brasileira, incluindo obras de Antônio Callado, Ignácio de Loyola Brandão, Ivan Ângelo e Milton Hatoum. Autora de cinco livros de poemas próprios, foi, por décadas, editora de poesia e tradução na Massachusetts Review e professora de poesia no Smith College. Uma crítica do The New York Times sobre Pray Me Stay Eager, sua coletânea mais recente, chamou-a de “mestre do momento espontâneo, do despertar e da fusão da consciência, das deliciosas dificuldades de relacionamentos e questões que surgem de experiências intensas”.

Ana Prado é atriz e diretora. Estreou em "O ateneu", adaptação do romance de Raul Pompeia (1986). Em seguida, atuou em "Vem buscar-me que ainda sou teu", de Carlos Alberto Soffredini — pelo qual foi indicada ao Prêmio Fundacen nas categorias Atriz Coadjuvante e Atriz Revelação (1987) —, "A garota do gângster", de Zeca Capellini e Cláudia Dalla Verde (1989), e protagonizou "Afinal, uma mulher de negócios", de Rainer Werner Fassbinder, em 1992. Na Casa da Gávea, participou de "A obscena senhora D", de Hilda Hilst, em 1993, e de "Três maneiras de se dançar o tango", de Denise Bandeira, em 1995. Outros espetáculos: "Eternamente até breve", de Botho Strauss (1994), "Ricardo 3º", de Shakespeare (1999), "Mozart e Salieri — A inveja", de Aleksandr Púchkin (2002), "Maria Luiza Maria", de Paulo César Bicalho (2003), "Victoria Station", de Harold Pinter (2016), e o solo "Duas horas da tarde no Brasil", de Adélia Prado.

Adelia PradoAsset 6_4x.png
Augusto_4x.png

Augusto Massi [São Paulo, 1959] é professor de Literatura Brasileira na USP desde 1990. Trabalhou como jornalista cultural na Folha de S. Paulo entre 1984-85 e 1994-95. Como editor coordenou a Coleção de poesia Claro Enigma [Editora Duas Cidades, 1988-1991], a Coleção Espírito Crítico [Editora 34, 2000-2018] e foi Diretor Editorial da Cosac Naify [2001-2011].

 

Como poeta publicou Negativo [SP: Companhia das Letras, 1991], Vida errada [RJ: 7 Letras, 2001], Gabinete de curiosidades [SP: Coleção Luna Parque, 2016, em parceria com Lu Menezes] e Borra [BH: Tipografia do Zé, 2020].

 

Na condição de crítico organizou e prefaciou Boca do inferno, contos de Otto Lara Resende [Companhia das Letras, 2014], Diário do Hospício e O cemitério dos vivos, de Lima Barreto [SP: Companhia das Letras, 2017]; a Poesia completa de Raul Bopp [RJ: José Olympio, 2014] e a Poesia reunida, de Adélia Prado [RJ: Record, 2015].

 

Recentemente, organizou e prefaciou as antologias Os sabiás da crônica [BH: Autêntica, 2021] e Antologia pessoal, de Dalton Trevisan [RJ: Record, 2023].

Natália Lage é atriz, produtora, apresentadora e artista plástica, tendo em seu currículo diversos trabalhos em televisão, teatro e cinema. Participou como atriz de diversas novelas e integrou o elenco das séries "A Grande Família" e "Tapas e Beijos" na TV Globo. Protagonizou a série “Hard” na HBO e apresentou por dois anos o programa Revista do Cinema Brasileiro, na TV Brasil.

 

Participou dos filmes "O Homem do Ano" de José Henrique Fonseca, "Vai que dá Certo" de Maurício Farias, "O Doutrinador" de Gustavo Bonafé, "A Divisão” de Vicente Amorim, "Como Esquecer" de Malu de Martino, "Domingo à Noite" de André Bushatsky, entre outros...

 

No teatro trabalhou com os diretores Felipe Hirsch, Bia Lessa, Selton Mello, Jefferson Miranda, Paulo José, Walter Lima Jr. e mais recentemente Victor Garcia Peralta, no espetáculo em circulação "Senhora Klein" onde atua ao lado de Ana Beatriz Nogueira e Kika Kalache.

Natalia_4x.png
bottom of page